Atendimento +55 11 93378-8971

O conceito é relativamente recente, a expressão já vinha sendo usada em artigos de moda ao redor do mundo, mas foi firmado em um artigo de 2007 por Kate Fletcher no The Ecologist, inspirado no movimento "slow food", dos anos 1980.

Basicamente um modelo de produção oposto do fast fashion, que valoriza as pessoas no processo, o meio ambiente e o tempo de produção. Busca soluções para uma moda sustentável, reposicionando estratégias de design, produção, consumo, uso e reuso.

FAST FASHION VS SLOW FASHION

Produção em larga escala, sempre com grande urgência, sem se preocupar com gasto e perda de matéria prima e reduzindo custos de operação na mão de obra, é assim que funciona o fast fashion. Entre os itens da lista de problemas da indústria estão, por exemplo, as toneladas de resíduo têxtil incinerados e a mão de obra análoga a escravidão.

O processo de trabalho slow fashion em que a AZ Marias produz é reconhecido por todo mercado de moda como o melhor exemplo de moda sustentável.

Começando pela matéria prima, para criação das peças nós usamos apenas resíduo têxtil, ou seja, metros e metros de tecidos produzidos e não usados que seriam incinerados. Quando necessário a busca de um tecido específico, buscamos tecidos e fornecedores que usem tecnologias sustentáveis em seu processo de fabricação.

A mão de obra da cadeia produtiva prioriza prestadores de serviços racionalizados, periféricos e/ou de pequeno porte. Desta forma ajudamos o crescimento de empresas locais, desenvolvimento de regiões marginalizadas e trabalhamos a independência financeira de profissionais informais, quando possível fazendo treinamento e formalização dos mesmos.

O processo de trabalho slow fashion procura respeitar o tempo de produção desses profissionais, compreendendo também o tempo de compra de matéria prima evitando o desperdício.

COMO FUNCIONA NOSSA VENDA SLOW FASHION?

Para além do processo slow fashion, a AZ Marias é uma empresa de impacto socioambiental, fortemente preocupada com uma moda sustentável, pensando na reciclagem e reutilização de tecidos, aviamentos, embalagens e qualquer item que faça parte do processo de produção das suas peças. Dito isso, o principal elemento de valor que virá com sua compra é o benefício ao meio ambiente.

  • Ao fazer qualquer compra no nosso site, você verá na descrição quais peças temos em estoque e quais peças estão disponibilizadas em slow fashion, isso é quais peças serão produzidas a partir do seu pedido.
  • O prazo de produção das peças pode variar de acordo com a complexidade do item e será computado no prazo de entrega.
  • O prazo de entrega passa a contar a partir da confirmação do pedido e pagamento.
  • O trabalho com resíduo têxtil pode significar a escassez de tecidos para fabricação de um item, nesse caso você poderá receber um email explicando a impossibilidade de produção ou alternativa de matéria prima para produção. Lembre-se: em todas as opções sua peça é exclusiva e de tiragem limitada.